Linux na Web

Ingressando um computador com Windows 10 no Controlador de Domínio Samba 4.

Para administração do Active Directory no Samba 4 é preciso de um computador com Windows ingressado no domínio, neste post iremos ingressar um computador com o Windows 10.

Vamos abrir o cmd e dar um ping -a 192.168.10.10 (IP do nosso Controlador de Domínio) – Perceba que retorna hostname e o ping ok.

Precisamos colocar o ip do nosso servidor como servidor de DNS preferencial.

Na barra de tarefas clique com o botão direito do mouse no ícone de Conexões de Rede e clique em Abrir Central de Rede e Compartilhamento.

Na Central de Rede e Compartilhamento vá até Conexões e clique em Ethernet.

Em Status de Ethernet clique em Propriedades.

Em Propriedades de Ethernet vá até Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPb4).

Em Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPb4) marque a opção Usar os seguintes endereços de servidor DNS, coloque o IP do nosso servidor SAMBA 4, Servidor de DNS preferencial: 192.168.10.10, agora clique em OK.
Obs: Estamos colocando o DNS manual, após testar e estando tudo ok, use seu servidor DHCP para distribuir o DNS na rede, dessa forma não precisa toda vez colocar o DNS manual.

Agora iremos apertar a tecla WINDOWS + E para abrir a janela do Meu Computador (Explorador de Arquivos), clique com o botão direito do mouse em Este Computador e vá até Propriedades.

Em Propriedades do Sistema Clique na aba: Nome do Computador, vá até Descrição do computador e coloque o Hostname do computador (Nome do computador) – no meu ambiente coloquei: LNWDST01, coloque de acordo com o seu padrão, próximo passo clique em Alterar

Em Nome do computador, repita o hostname: LNWDST01, desce até Membro de … e selecione a opção Domínio, e coloque o seu domínio, no meu caso: linuxnaweb.local e clique em OK.

Ao clicar em ok, irá pedir o nome de usuário e senha do administrador do domínio, coloque o usuário administrator e senha, clique em OK.

Se tudo foi feito de maneira correta, irá aparecer a seguinte mensagem: Bem-vindo ao domínio linuxnaweb.local, clique em OK.

Agora irá pedir para que Reinicie o computador, clique em OK.

Perceba que onde destaquei em verde já alterou as configurações que definimos, porém as alterações terão efeito depois que você reiniciar o computador, clique em Aplicar e depois em Fechar.

Após fechar irá abrir a caixa de diálogo abaixo, informando para reiniciar o computador para aplicar as alterações, clique em Reiniciar Agora.

Quando o computador terminar de reiniciar, na tela de login do usuário clique em Outro usuário.

Perceba que já virá com a informação, Entrar em: LINUXNAWEB, que é o nosso domínio, coloque o usuário: administrator / senha e de Enter.
Obs.: Após dar enter irá demorar um pouquinho pra entrar, porque será criado o perfil do domínio do usuário que inseriu no computador.

Pronto, estamos logado com o usuário do domínio.

Abaixo printei a tela de Propriedades do computador para verem que o computador foi ingressado no domínio com sucesso!
Para abrir a tela de Propriedades do computador, existem várias formas, irei ensinar duas formas, com o Atalho: Tecla WINDOWS + Pause Break ou em Meu computador clique em Propriedades.

Pronto espero ter ajudado, o próximo passo é Instalarmos o RSAT para administração do Active Directory – Samba 4.

Tags:,
Sobre: 
SysOps - Analista de Redes Sênior, entusiasta por Linux, fundou o site Linux na Web no intuito de ajudar a comunidade Linux com artigos que possa ajudar no dia-dia do profissional de TI, trabalho em um ambiente com práticas DevOps para automatizar e agilizar nas tarefas diárias. - Amo o que eu faço... Gosto de tudo que é relacionado a Tecnologia, principalmente se for Open Source hehe e Amo a minha Família!
%d blogueiros gostam disto: