Linux na Web

Instalação automatizada do Agente Zabbix com Ansible

Tempo de leitura: 3 minutos
automation_installation_zabbix_ansible

Neste artigo vou mostrar como efetuar a instalação automatizada do agente Zabbix  em hosts Linux, a receita foi feita em yml usando a ferramenta Visual Studio Code e Ansible. O playbook faz a instalação do agente na maquina cliente e inclui os dados da maquina já no front end do Zabbix Server. Bora lá!

Vou explicar o código bloco por blocos:

Neste primeiro bloco faço a instalação do python e python-pip vão ser uteis na hora de usar o modulo do Ansible;

Agora eu removo somente o agente zabbix da maquina cliente.

Neste bloque armazeno as variaveis: Hostname, SO, IP e versão do agent.

Neste ponto vejo se o pacote esta instalado utilizando a variável ipack, se estiver instalado eu removo os pacotes, se não somente pula esta etapa, depois é baixado os pacotes de instalação, neste caso da versão 4.0 do gente, logo em seguida ele irá fazer a instalação dos novos pacotes zabbix-agent e depois atualizar os repositórios.

Neste passo eu instalo o zabbix-agent e copio o arquivo de configuração já com as informações, somente uma que vou adicionar com a variável de hostname porque cada maquina tem seu próprio hostname e por ultimo o agente é iniciar (start).

Neste ponto usamos o python-pip para copilar os pacotes zabbix-pip, aqui estou copiando o tar.gz para dentro da maquina cliente e instalando usando o pip install. Pronto já podemos utilizar o modulo do Zabbix no Ansible, lembrando que o zabbix-pip tem que estar instalado no Server e no Client.

Aqui entra o legal de tudo, usando o modulo do Zabbix ele bate no front end e já inclui todas as informações da maquina, e quando você entrar no seu Zabbix o host que você rodou este playbook já vai esta sendo coletado os dados, não é massa!!!

Eu também uso as variáveis para passar o IP e Hostname da maquina

Agora por ultimo um restart no agente

Para executar o playbook acesse o repositório no GitHub!
Além de intalar o agent no host que vai ser monitorado, ele vai incluir automáticamente o host no seu Zabbix, e já vai estar sendo monitorado! 🙂

Sou o Gilberto cara feliz com a vida mesmo tendo varias dificuldades, minha historia com Tecnologia é longa, tempos de Windows 98 kkk internet discada haha mas minha historia com Linux começou após eu ter sofrido um ataque hacker no finado XP, cara ao invés de ficar com medo e tentar negociar com o hacker eu o perguntei: "mano como você fez isso!", fiquei intrigado com aquilo, passei a pesquisar sobre o assunto e entrei de cabeça no mundo Linux. Somente a 2 anos no mundo DevOps meu primeiro contato com essa cultura foi pelo Walmart Ecommerce, foi no Walmart que conheci o Docker, a facilidade de comunicação entre setores, a entrega continua e por ai vaiiii. Sou um cara que sempre esta procurando novidades e que tem muito a aprender ainda, espero ajudar algumas pessoas com dicas e artigos que vou começar a elaborar.

2 Comentários

  1. Guilherme

    12/07/2019 - 16:57

    Meus sinceros parabéns. Excelente conteúdo. Obrigado por disponibilizar a todos. Vou implementar essas dicas hoje mesmo.

  2. Anderson

    16/07/2019 - 09:57

    Para utilizar essa configuração basta juntar as partes citadas em um arquivo yml só? seria possível disponibilizar o link com o arquivo todo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: