Linux na Web

Qual é o melhor particionamento para um servidor Linux РCentOS/RHEL ?

Tempo de leitura: 3 minutos

Qual partição devo escolher para meu servidor linux?

√Č comum algumas pessoas ter d√ļvidas na hora de criar o¬† particionamento para o seu servidor linux, seja para rodar as suas aplica√ß√Ķes ou servi√ßos, neste artigo irei dar algumas dicas definir o particionamento do seu servidor CentOS/RHEL, ent√£o vamos l√°!

Eu costumo criar as parti√ß√Ķes separadas manualmente, por quest√£o de organiza√ß√£o e boa pr√°tica, sendo elas: swap, /boot, / – barra, /home e /var.

Criei abaixo um cen√°rio de um servidor de arquivos e vou mostrar como farei o particionamento.

Servidor Serviço HD Memória
Fileserver Samba 500 GB 2048 GB

 

PARTICIONAMENTO:

swap 2048 MB
/boot 1 GB
/ 10 GB
/home 482 GB
/var 5 GB

 

Como pode ver, criei uma partição [/home] com 482 GB, por que deixei dessa forma? como o será um servidor de arquivos deixarei os arquivos no diretório home e por isso deixei uma quantia boa de espaço, isso muda de acordo com o que seu servidor irá rodar, se fosse um servidor web com o apache, seu seu site ficaria no /var/www então vai ter que dedicar mais armazenamento no /var/www para armazenar seu site.

Irei explanar um breve resumo das principais parti√ß√Ķes que atribu√≠, n√£o irei entrar em detalhes quanto ao padr√£o de hierarquia do sistema de arquivos, o FHS – Filesystem Hierarchy Standard, para saber mais, clique aqui.

SWAP

As parti√ß√Ķes de swap suportam mem√≥ria virtual: os dados s√£o gravados em uma parti√ß√£o de troca quando n√£o h√° RAM suficiente para armazenar os dados que o sistema est√° processando.

A Red Hat recomenda:
Menor que 2 GB de RAM, deixe pelo menos duas vezes a quantidade de memória RAM, exemplo: se tiver 1 GB de RAM, coloque 2048 de SWAP, ou seja, 2 GB.
De 2 GB à 8 GB, recomenda-se que deixe igual a quantidade de memória RAM.
De 8 GB à 64 GB, recomenda-se que deixe pelo menos 4 GB.
Maior que 64 GB, recomenda-se que deixe pelo menos 4 GB.

Lembrando que o mínimo recomendado é 1024 MB, 1 GB.

/boot

A partição /boot é onde contém o kernel do Linux e também onde fica os arquivos necessários para  sistema operacional inicializar, como o GRUB, EFI, e etc.

A Red Hat recomenda:
Versão 6 do CentOS/RHEL o mínimo de 250 MB, agora na versão 7 recomenda-se 1 GB.

Nota:
Caso esteja usando usando LVM, o /boot precisa ser uma partição separada.

/ – Barra

Mais conhecido como “Barra¬†ou¬†Raiz” √© onde fica toda a hierarquia do sistema operacional, como: arquivos de configura√ß√£o, sistema e entre outros.

A Red Hat recomenda que deixe no mínimo 10 GB, mas se você de fazer uma instalação mínima dos sistema operaciona 5 GB já atenderia, mas lembrando que 10 GB é o suficiente para que você possa instalar todos os pacotes necessários.

/home

Onde fica os arquivos dos usuários, deixe separados do sistema, caso ocorra algum problema na partição do sistema operacional, não vai querer perder os arquivos dos seus usuários.

/var

Onde armazena os arquivos vari√°veis do sistema, logs, arquivos tempor√°rios, arquivos do apache e BD.

Eu sempre deixo essa partição separada devido aos logs, se o sistema der problema você vai conseguir analisar os logs para saber o que ocorreu.

O Software de atualiza√ß√£o¬†PackageKit faz o¬†download dos pacotes atualizados para:¬†/var/cache/yum/ por padr√£o.¬†Se voc√™ criar uma parti√ß√£o ou um volume separado¬†/var, certifique-se de ter pelo menos 3 GB de tamanho para acomodar as atualiza√ß√Ķes dos pacotes baixados.

Se for instalar um Banco de Dados ou Apache, recomendo que deixe a parti√ß√£o separada tamb√©m, ficando /var/www ou /var/lib/mysql deixe uma quantidade de armazenamento dedicada para essas parti√ß√Ķes.

Conclus√£o

Deixe sempre as parti√ß√Ķes separada e lembrando sempre dos pontos que citei de cada uma delas.

Galera, e por hoje √© s√≥! fique atento que sempre tem conte√ļdo novo e compartilhe se com os amigos!
Abraços!

Referências

Red Hat РInstallation Guide 6 | Red Hat РInstallation Guide 7

Tags:, ,
Sobre: 
SysOps - Entusiasta por Linux, fundou o site Linux na Web no intuito de ajudar a comunidade Linux com artigos que possa ajudar no dia-dia do profissional de TI, trabalho em um ambiente com práticas DevOps para automatizar e agilizar nas tarefas diárias. - Amo o que eu faço... Gosto de tudo que é relacionado a Tecnologia, principalmente se for Open Source hehe e Amo a minha Família!

0 Coment√°rios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: