Linux na Web

Renomear interface de rede do CentOS 7 para eth*

Neste post irei ensinar como renomear a interface de Rede no CentOS 7 para eth*.

No CentOS/RHEL 6 era adotada por padrão a nomeclatura das interfaces como eth* para facilitar a localização e a diferenciação das interface, mas esses nomes não correspondem necessariamente a faixas de hardware reais, arquitetura PCI, número de porta USB, etc. Isso introduz um problema de nomeação imprevisível (por exemplo, devido a uma indeterminado comportamento de sondagem do dispositivo) que podem causar várias configurações erradas da rede, por exemplo: interface desabilitada ou bypass de firewall resultante da renomeação de interface não intencional.

No CentOS/RHEL 7, a regra de nomenclatura previsível é adotada por padrão. Sob essa regra, os nomes das interfaces são determinados automaticamente com base em informações de firmware, topologia e localização. Agora, os nomes das interfaces permanecem fixos, mesmo que o hardware da NIC [Network Interface Card – Placa de interface de rede], seja adicionado ou removido sem re-enumeração e o hardware com defeito pode ser substituído de forma correta. Geralmente o nome da interface fica: enp* [enp2s3 ou ens191], muitas pessoas estranharam a mudança do clássico eth* [eth0, eth1…], pela facilidade de gerenciamento e até mesmo por costume.

Vamos executar o comando ifconfig para verificar o nome da interface.

Obs.: Se não tiver o comando ifconfig, instale o net-tools.

renomear interface de rede no CentOS 7

Vamos incluir no GRUB os parâmetros: [net.ifnames=0 biosdevname=0].

Em seguida, execute este comando para regenerar a configuração do GRUB com os parâmetros atualizados do kernel.

renomear interface de rede no CentOS 7

Agora iremos renomear o arquivo da interface de rede.

Após renomear o arquivo da interface de rede, iremos editar o mesmo e alterar os parametros NAME e DEVICE, e deixar com o mesmo nome do arquivo.

Reinicie.

Pronto, a interface de rede foi renomeada com sucesso. 😉

renomear interface de rede no CentOS 7

Obs: se tiver mais de uma interface de rede, terá que fazer o mesmo processo de renomear o arquivo e editar o NOME e DEVICE de acordo com o arquivo da interface.

Referências:

Redhatask.xmodulo.com

 

Espero ter ajudado, até a próxima!

Tags:,
Sobre: 
SysOps - Entusiasta por Linux, fundou o site Linux na Web no intuito de ajudar a comunidade Linux com artigos que possa ajudar no dia-dia do profissional de TI, trabalho em um ambiente com práticas DevOps para automatizar e agilizar nas tarefas diárias. - Amo o que eu faço... Gosto de tudo que é relacionado a Tecnologia, principalmente se for Open Source hehe e Amo a minha Família!
%d blogueiros gostam disto: