Linux na Web

Instalando e Configurando o Zabbix 3.4 no CentOs 7.3 Minimal

Atualização: 30/04/2018 – Atualizado da versão 3.2 para ultima versão 3.4.

Aqui no Site já temos um artigo atualizado de como Instalar o Zabbix 4.0 LTS no CentOS 7.4

O Zabbix é uma ferramenta OpenSource de Monitoramento, lançado nos termos da GNU General Public License versão 2 ou seja, Zabbix é um Software Livre, criado por Alexei Vladishev. A ferramenta foi projetada para monitorar sua infraestrutura de rede como: Switch, roteadores, links de internet, servidores e serviços, podendo criar scripts personalizados, para atender as suas necessidades..

Zabbix pode utilizar diversos banco de dados: MySQL, PostgreSQL, SQLite, Oracle ou IBM DB2, para armazenar os dados coletados. Seu backend está escrito em C e o frontend da web está escrito em PHP.

Zabbix oferece várias opções de monitoramento:
Verificações simples podem verificar a disponibilidade e a capacidade de resposta dos serviços padrão, como SMTP ou HTTP, sem instalar nenhum software no host monitorado.

Um agente Zabbix também pode ser instalado em hosts UNIX e Windows para monitorar estatísticas, como carga do Processador, memória, espaço em disco, utilização da rede, e etc.

Como alternativa à instalação de um agente nos hosts, o Zabbix inclui suporte para monitoramento via SNMP v1 v2 e v3, TCP e ICMP, bem como sobre IPMI, JMX, SSH ,Telnet e usando parâmetros personalizados. O Zabbix suporta uma variedade de mecanismos de notificação em tempo real, incluindo o XMPP (Mensageiro instantâneo).

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO ZABBIX 3.4 NO CENTOS 7.3 MINIMAL (Instalações minímas).

Neste tutorial eu ensino como instalar o Zabbix 3.4 (ultima versão) no CentOs 7.3 Minimal, fiz da forma mais simples possível, até mais simples que a própria documentação ensina a fazer, se fizer passo a passo irá conseguir fazer a instalação e configuração com sucesso, iremos ativar o agente do zabbix server, ativar o zabbix server, alterar o idioma, senha padrão e ativar o monitoramento do próprio zabbix server.

Primeiro, instale e configure o CentOS, usei a versão do link abaixo:

http://isoredirect.centos.org/centos/7/isos/x86_64/CentOS-7-x86_64-Minimal-1611.iso

Após instalado o CentOs, vamos preparar o servidor e instalar software que iremos utilizar:

Vamos desabilitar o selinux

Desabilitar o firewalld

Reinicie

Instalar o Apache e o PHP através do yum.

Habilitar o serviço na inicialização do Sistema Operacional e iniciar o serviço.

Instalar Mysql

Habilitar o serviço na inicialização do Sistema Operacional e iniciar o serviço.

Alterar configurações de segurança do Mysql

Acesse o Mysql para criarmos o Usuário e definir uma senha para administrar o Banco de dados Zabbix, o Banco de dados e dar permissão total do usuário Zabbix no Banco de dados do Zabbix.

Instalando Zabbix 3.4 – Ultima Versão

Criando o schema do banco de dados para o Zabbix

Configuração de banco de dados para o servidor Zabbix, o DBPassword é a senha que definimos para o usuário zabbix do Banco de Dados.

Iniciando o serviço do zabbix server e habilitando para executar o serviço na inicialização.

Iniciando o agent zabbix e habilitando para executar o serviço na inicialização.

Configuração do PHP para o frontend do Zabbix (Configure o timezone de acordo com o da sua cidade), o resto deixe padrão.

Vamos reiniciar o Apache

Acessando o Zabbix pelo browser: (no meu servidor o IP é o 192.168.1.114, substitua pelo IP do seu servidor zabbix.

http://192.168.1.114/zabbix

Configurar o frontend do Zabbix.

Obs: Na imagem abaixo está exibindo 3.2 porque não atualizei a imagem, mas é 3.4.

Bem Vindo ao Zabbix 3.2 | Welcome to Zabbix 3.2
Bem Vindo ao Zabbix 3.4

Se seguiu o passo a passo direitinho, vai aparecer a página Welcome (Boas Vindas) igual a tela abaixo, clique em Next step.

Checar pré requisitos Zabbix 3.2 - Check pre-requisites Zabbix 3.2
Checando pré requisitos do Zabbix 3.4

Logo em seguida na tela Check of pre-requisitos (Verificação de pré-requisitos), será listado se todos os pré requisitos para rodar o zabbix está ok, clique em Next step.

Configurar a conexão com o Banco de dados MySQL - Zabbix 3.2
Configure DB connection Zabbix 3.4

Logo em seguida na tela Configure DB connection (Configurar conexão de banco de dados), iremos configurar a conexão com o Banco de Dados, deixe os dados conforme a imagem abaixo, a senha foi a que eu defini quando estava configurando o usuário zabbix no Banco de Dados, que é: 123456, clique em Next step.

Zabbix server details | Detalhes do servidor Zabbix 3.2
Detalhes do servidor Zabbix 3.4

Logo em seguida na tela Zabbix server details (Detalhes do servidor Zabbix), deixe os campos host e port padrão, igual o da imagem abaixo, em Name será o nome que dará ao monitoramento do zabbix, no meu caso eu deixei: Monitoramento Linux na Web, coloque o que desejar, geralmente inserimos o nome da empresa, clique em Next step.

Pre-installation summary | Sumário de pré instalação Zabbix 3.2
Sumário de pré instalação Zabbix 3.4

Logo em seguida na tela Pre-instalação summary (Resumo de pré-instalação), será para você conferir os parâmetros configurado, se estiver tudo certo clique em Next step.

Congratularions! You have successfully installed Zabbix Frontend. | Congratularions! You have successfully installed Zabbix Frontend.
Parabéns! Você instalou o Zabbix Frontend com sucesso.

Logo em seguida na tela Install (Instalação), ele vai te informar que está tudo ok, e que o frontend está configurada com sucesso, clique em Finish.

Tela de login Zabbix | Login Zabbix
Tela de login Zabbix

Ao clicar em Finish, irá direcionar para a tela de Login do Zabbix, por padrão o username (Usuário) é Admin e a Password (Senha) é zabbix, ao colocar usuário e senha clique em Sign in, para logar.

Dashboard Zabbix 3.2
Dashboard Zabbix

Essa é a página inicial do Zabbix, onde exibe algumas informações do servidor e dos hosts monitorados.

Alterar senha do usuário Zabbix 3.2
Alterar senha do usuário Zabbix 3.4

Agora iremos alterar a senha do usuário Admin e o idioma para português, clique no ícone de usuário superior direito, conforme a imagem abaixo:

Alteração do idioma do Zabbix | Changing the language of Zabbix
Alteração do idioma do Zabbix

Para alterar a senha clique em Password (Senha) > Change password (Mudar senha), após alterada a senha, vamos alterar o idioma, ir até Language (Idioma), selecione Portuguese (pt_BR), após alterado clique em Update (Atualizar) para atualizar as alterações.

Ativação do Zabbix Server | Activating Zabbix Server
Ativação do Zabbix Server

Agora vamos ativar o monitoramento do próprio servidor do zabbix através do agente, que foi ativado no passo 13, vá até Configuração > Hosts.

Ativando Zabbix Server | Activating Zabbix Server
Ativando Zabbix Server

Note que o status do monitoramento do Zabbix Server está inativo, basta clica em cima do Inativo para ele ativar, vai aparecer pop up de confirmação clique em OK (não inseri a imagem do pop up).

Disponibilidade Zabbix Server (Agent ativo) | Availability Zabbix Server (Agent active)
Disponibilidade Zabbix Server (Agent ativo)

Note que depois de alguns minutos o monitoramento do seu zabbix server vai estar ativada (Ativo), e em disponibilidade, vai estar verdinho o ZBX, que significa que seu servidor está monitorado através do agent zabbix.

Atenção! Fim do Suporte

Zabbix 3.0 Full Support finaliza em Fevereiro de 2019.
Zabbix 3.0 Limited Support finaliza em Fevereiro 2021.
Zabbix 3.4 Limited Support fim do suporte em Outubro.

Para mais informações acesse: Ciclo de Vida e Política de Liberação do Zabbix

Pronto, espero que tenha ajudado, conforme falado no começo, fiz da forma mais fácil possível, agora qualquer um consegue instalar e configurar o Zabbix Server.

Referências:

Link de download da versão 3.4 do Zabbix: 
http://repo.zabbix.com/zabbix/3.4/rhel/7/x86_64/
Fontes Utilizadas:
https://www.zabbix.com/documentation/3.4/manual/installation

Sobre: 
Analista de Redes Sênior, entusiasta por Linux, fundou o site Linux na Web no intuito de ajudar a comunidade Linux com artigos que possa ajudar no dia-dia do profissional de TI, atualmente adotando a práticas DevOps para automatizar e agilizar nas tarefas diárias. - Amo o que eu faço... Gosto de tudo que é relacionado a Tecnologia, principalmente se for Open Source hehe e Amo a minha Família!
%d blogueiros gostam disto: